1. Com qual frequência o eletrodo de pH precisa ser calibrado?
A frequênica de calibração depende da precisão requerida, temperatura da amostra, meio ambiente e disposição do processo do teste da amostra (por exemplo, ingrediente de interferência, lavagem, armazenamento, etc).
Para garantir a precisão dos resultados de medição, recomendamos que você faça a calibração com frequência, preferencialmente uma calibração ou verificação a cada 10 medições. Se a amostra tiver uma composição complexa ou o eletrodo for usado com frequência, você deverá aumentar a frequência de calibração.
Use dois grupos de soluções buffer aproximado ao valor de medição. Por favor, calibrar primeiro a solução buffer pH 7.00.
Quando a leitura do eletrodo tiver desvios ou a inclinação é menor que 95%, você deve limpr o eletrodo.
2. Devemos utilizar ponto único, dois pontos ou múltiplos pontos para calibração?
A calibração de ponto único pode ser usado para medições de rotina. Nós recomendamos você utilizar a calibração de dois pontos quando for necessário uma medição precisa.
Os seguintes padrões globais podem ser utilizados como referência:
ASTM 1293-12 Os métodos de teste padrão para pH da água pelos testes e materiais da Sociedade Americana são adequados para soluções aquosas com uma condutividade ≥5 μS/cm. É especificado um mínimo de calibração de dois pontos para medição e a agitação deve ser executada durante a medição.
ASTM E70-2015 Os métodos de teste padrão para pH da água pelos testes e materiais da American Society são adequados para medir o valor de pH das soluções aquosas com pH 2~12 e total de íons inferior a 0,1 mo1/L e especifica uma calibração de dois pontos a ser adotado para esta medição.
GB 6920-86 qualidade da água―Determinação do valor de pH―Valor do eletrodo de vidro―Segundo o Ministério da Ecologia e Meio Ambiente da República da China o eletrodo de vidro é adequado para água potável, águas subterrânes e águas residuais e insdustrial. Recomenda-se adotar um método de calibração de dois pontos..